quinta-feira, 23 de março de 2006

Urbanismos II

Resgatando do antigo blog, irá para a data original na próxima atualização.

Mood:  incredulous
A mais ou menos 190 km de Maceió encontra-se a cidade de Porto Real do Colégio. Sempre que vou a São Brás, o ônibus dá uma parada em frente a uma praça de Porto Real do Colégio, onde está posta a estátua de um jogador de futebol, sem nome, sem identificação, sem nenhuma placa que informe quem é o elemento, a não ser um número cinco pintado nas costas e uma pixação escrita com corretivo liquido "Daniela 100% Gostosa" (e eu acho que o nome dele não é Daniela, muito menos gostosa!).

Considerando minha curiosidade patológica - que já vinha sendo fermentada há quase dois meses - semana passada, tentando desvendar o mistério, parei a viagem de volta no meio e desci na praça. Pra minha decepção, ninguém sabe quem é o cara! O comerciante do mercadinho defronte a praça só sabe dizer que a estátua estava em outro ponto da cidade, mais interno, e há coisa de cinco anos foi colocada lá.

Pois bem, eu já tinha ouvido falar em homenagem ao "Soldado Desconhecido", ao "Cadáver Desconhecido", mas agora, em primeira mão eu lhes apresento a
HOMENAGEM AO JOGADOR DESCONHECIDO!
(porque os operários da bola também merecem entrar pra historia, por que não?)

11 comentários:

  1. Comments do post original:

    Monday, 20/03/2006 - 09:59 BRT
    Name: Tadeu

    Pinky, Flávio, Bruno e essa raça que vem aqui e nunca comenta: SUMAM! Voces são um desestímulo cognitivo! Cliquem no "X" do canto e desapareçam daqui!

    ResponderExcluir
  2. Thursday, 23/03/2006 - 09:33 BRT
    Name: Tati

    Justo, muito justo. Melhor do que uma homenagem ao Ronaldinho, Romário ou Pelé...

    ResponderExcluir
  3. Thursday, 23/03/2006 - 09:50 BRT
    Name: Tati

    E concordo com o que vc disse, fora leitores que não mostram a que vieram! o Bruno comenta meus posts só comigo, nunca deixou nem um oi!

    ResponderExcluir
  4. Friday, 24/03/2006 - 09:18 BRT
    Name: Naísia

    Huahuahua.
    Desculpe, mas eu não consigo encarar encarar essa estátua com a devida solenidade das homenagens, por que ela é muito engracada, rsss... olha o topete do cara!

    ResponderExcluir
  5. Saturday, 25/03/2006 - 04:06 BRT
    Name: Lucas F

    acho que essa estátua é em homenagem ao penta do Brasil, por isso o número 5.. Será?
    Mas de fato ela é muito engracada. Meu destaque vai para o sorriso maroto do jogador anônimo.

    ResponderExcluir
  6. uma homenagem à memória que nem o concreto conseguiu solidificar...

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais brasileira. Muito bacana o seu texto, Tadeu.

    ResponderExcluir
  8. O texto é recente ou de 2006? De toda forma, Colégio foi onde meu pai nasceu. Do outro lado do São Francisco há uma cidade sergipana um pouco mais desenvolvida e conhecida: Propriá. Se ele estivesse vivo eu perguntaria para ele sobre a estátua. Talvez ele soubesse algo. Ele sempre me contava das peladas (no sentido futebolístico, não a "Daniela Gostosa") de Colégio. Um dos casos que gravei é de um jogador conhecido na região chamado de "bigode". Era o dono da bola e vinha todo arrumado: uniforme em linha, chuteira nova, topete e um bigode tipo Clark Gable. Mas não jogava porra nenhuma! Na época dele, o termo "bigode" virou apelido de quem só botava banca, mas não fazia nada que prestasse. A figura da estátua é tão engraçada que se tivesse um bigode eu ia jurar que era uma homenagem ao "Bigode".

    ResponderExcluir
  9. interessante...

    vc está em Maceió???

    ResponderExcluir
  10. Ri novamente com esse texto, mas acho que conversando com o Tadeu já havia esclarecido quem era o cara. Parece que é alguém da seleção de 70. Já a Daniela ainda não tive notícias.

    Bruno

    ResponderExcluir
  11. Olha, não é por nada. Mas se o município é pequeno como eu penso que seja, aposto que o cara sabia quem era a tal Daniela. Não perguntou?

    Vamos combinar que é bem estranho pensar que as pessoas se preocupem em manter a estátua (e até mudá-la de lugar)e não pensem em algo simples como uma legenda de identificação.

    Afinal, que coisa mais descabida homenagear um santo e não saber o nome? Parece coisa de fanático sem noção, isso sim!

    Ri muito com este texto.

    ResponderExcluir